Sunday, July 02, 2006

E vem aí a semi-final!

Bem, eu sei que é um pouco tarde, mas como boa brasileira não posso deixar de colocar aqui um post sobre a Copa. Sim, porque eu tenho acompanhado a TODOS os jogos que meu horário apertado permite. Vi o maravilhoso FrançaXEspanha, o decepcionante ArgentinaXHolanda e o tenebroso SuíçaXUcrânia. Vi também desde o início a tristeza do futebol exibido pela selação brasileira, tão aclamada como uma das favoritas. Eu sempre disse que achava que o Brasil estava jogando mal pra caralho, e com aquela "defesa cruz-credo" tudo que bastava para uma derrota era encontrar alguma seleção que jogasse futebol. Sim, porque contra a Croácia foi só pancadaria, contra a Austrália, nem sei dizer... e contra o Japão foi covardia. Depois veio o Gana, que não sei bem porque se classificou para outra fase. Mas isso é minha opinião de mulher (sim, poque para 99% da população só o fato de ter uma voz fina indica que você nunca sabe aquilo que diz) e pessoa que não assiste futebol (aliás, assisto aos jogos do Chelsea, os do Euro e os da Copa do Mundo...), ou seja, opinião de quem não entende nada de futebol mesmo.

Enquanto isso na Bat-caverna, Portugal foi jogando... encotrando adversários talvez com o mesmo porte e mérito que os que estavam no grupo do Brasil, mas a grande diferença não é no placar. A diferença é que Portugal, apesar de não ter jogadores com nomes tão famosos, nem com um talento tão óbvio, sempre conseguiu jogar um futebol bonitinho, mais direito e organizado. Há mais equilíbrio. Pode ser que o ataque não tenha o "Gordo mas também, na defesa não há o Lúcio. Sim, porque digam o que disserem, não importa o que esteja escrito no site da Fifa... o Lúcio é um merda! E o resto da defesa, bem, nem sei quem são, porque sempre que um adversário pegava na bola, parecia que não havia defesa at all... E, falando em defesa, foi mesmo graças à garra da defesa portuguesa que eles conseguiram a classificação sobre a enlouquecida Holanda. Resistiram bravamente, com um a menos por muitos minutos, e depois, quando a pancadaria se instaurou (e eu achei até que o jogo fosse acabar por falta de jogadores...) continuaram segurando firme, e digo (eu que não entendo nada de futebol, mas ODEIO aqueles times que jogam na retranca): mereceram ganhar a partida!

Quando chegou o sábado, sabia que ia sofrer horrores: dois jogos, Brasil e Portugal no mesmo dia. Jogos difíceis, França e Inglaterra. Cheguei a confessar a uma amiga que estava anciosa, mas que queria que Portugal ganhasse e que achava que o Brasil iria perder e - agora vem a parte mais estranha - quase chegava a estar torcendo mais por Portugal que pelo Brasil, justamente por isso: Portugal merecia. O Brasil só tem garganta: "Vamos ser hexa!!" Como se nome ganhasse as partidas.

Vi o jogo de Portugal e pari 5 ouriços até a decisão nos penalties. Quem mereceu aqueles garotos perdendo os penalties e deixando tudo nas mãos do Ricardo, que já pela segunda vez os salvou dos ingleses?? Foi lindo! Mesmo!! Veio uma breve comemoração e depois o jogo do Brasil. Vi a primeira parte, onde pouco ou nada se fez, e Morpheu me abençoou com um sono profundo que começou no Half time e acabou só às 23:30h. Perdi o descalabro. Melhor assim.

Torci muito para a França se classificar para os oitavos de final, naquele jogo contra o Togo (e contra a energia negativa do mundo inteiro, acho eu), e depois vi o bolão que o Zidane ainda bate, mesmo que TODO MUNDO só saiba repetir que ele vai se aposentar. Vi o jogo contra a Espanha e juro que achei lindo! Não queria que acabasse nunca mais. Adoro bom futebol!! (Mas só nos jogos do Chelsea e na Copa do Mundo) Confesso então, que não fiquei triste com o resultado. Não gosto de gente gabarolas. E acho que eles mereciam mesmo era um sacode da França. Tipo os 3x1 que a Espanha tomou, mesmo jogando tão bem...

E agora, sinceramente, vou torcer por quem merece torcida. E que seja Portugal na final contra quem vier!

1 comment:

Alcira said...

"quase chegava a estar torcendo mais por Portugal que pelo Brasil"

Olha que esse vírus é perigoso, hein, Lou :-)

Portugal perde-eu!
Portugal perde-eu!

Concordo que o Brasil foi uma vergonha total! Vexame! Deu raiva! Raiva cega! Vontade de surrar quem quer que fosse. Todos os jogadores. A anta do Parreira. E mais aquela entidade que baixou no campo chamado Zagalo. A raiva, inclusive, ainda não passou.

Mas nesse mísero e ínfimo caso, "sou brasileira e não desisto nunca". Torço pela minha seleção até o fim. Até quis que Portugal vencesse, mas só porque admiro o Felipão. Afinal, futebol melhor que o nosso, muitos mostraram.

Beijos