Thursday, October 20, 2005

Parem o mundo que eu quero descer!

Meu visto está nas alturas de vencer... sim, passou um ano. E não demorou nada! Socorro! E como se ser imigrante já fosse fácil, tipo, estar longe de todos os parentes, amigos, conhecidos... ter que começar tudo do zero... como se tudo isso fosse fácil, ainda existe uma coisa chamada lei. E para quê, amiguinhos, foi inventada a lei?? Para nada, se não para infernizar a vida de quem tenta seguí-la!

Eu tenho um visto de trabalho, mas agora que consegui, finalmente, entrar para um laboratório, e fazer um estágio, gostaria de mudar o visto de trabalho para um visto de estudante, uma vez que vou pedir equivalências, tentar um doutorado, enfim, vou voltar a ser estudante. Mas... não é possível trocar o estatuto do visto de trabalhador para de estudante porque... não! E eu, no meio disto tudo me sinto ainda mais alienígena, não por ter que passar por toda a via crucis de novo, de saber ou não se vou ter visto, se minha vida vai ou não para frente, etc (o que já seria excruciante o suficiente)... Sinto-me alienígena porque acho que nada disso faz sentido!

Vejam bem: eu vivo aqui há pelo menos um ano, trabalhando como escrava branca numa loja, nas obras, como empregada doméstica, não importa... mas, se minha vida melhora, e alguma razão que não importa, sei lá, ganhei na loteira, arrumei um mecenas, um cafetão, e agora decidi estudar, melhorar meu nível, tirar um doutorado, e tal... para isso, tenho que ir ao Brasil e pedir o visto de lá. Porque uma vez que eles me autorizaram estar aqui como escrava, a única coisa que posso ser é escrava! Afinal, onde já se viu uma escrava virar cientista?? E Doutora!!!!! Que audácia!!

Mas o pior é que, se analisarmos a coisa como ela deveria ser... bem, aí é que me sinto ainda mais alien! Porque só sendo de planetas diferentes para justificar tanta diferença na maneira de entender as coisas! Mas se o mundo inteiro concorda, a maluca sou eu, não é?? Bem, O CERTO É: estar lá no Brasil, querer vir aqui estudar. Pedir o visto lá e só depois vir. Mas como é que eu, em janeiro ou fevereiro, quando estive lá, ia saber que, em julho, o Professor Pedro Cravo seria um docinho e deixaria eu começar um estágio aqui?? Sim, porque, para começar o estágio aqui, precisei vir a uma entrevista. De corpo presente. Mas agora que eu estou aqui e com o estágio, tenho que voltar para o Brasil para pedir o visto. É um cão perseguindo o rabo! Não dá! Nem meu amigo Henrique, que trabalha numa instituição responsável pelos vistos, entradas e saídas do país, entende a lei. Até o Henrique acha tudo isso "uma parvoíce" (usando as próprias palavras dele...)! O Henrique e as meninas daqui do laboratório...

Bem, pelo menos é bom saber que não sou alienígena sozinha..........

No comments: