Monday, January 12, 2009

O Labirinto do Fauno não é filme pra criança...

Eu ontem deitei-me na cama para fugir do frio polar de Lisboa (na rua está tão frio como dentro da minha casa, que, por sua vez, está tão fria como dentro do frigorífico) e decidi, como era Domingo à noite, ver um filmezinho light... só para chamar o sono... 

Eis então que decidi-me por ver o Labirinto do Fauno, que já está no meu computador há décadas... o filme é em espanhol, não havia legendas e eu pensei: "Ah, que se lixe! Quem é que precisa ter espanhol como língua mãe para entender uma fábulazinha boboca......................."

Mas por que raios eu meti na cabeça que era um filme assim tão leve é que eu ainda não sei...

o que importa é que assisti ao filme como quem, a cada fala, é apanhado de surpresa, óbvio. E a cada "hijo de puta", cada tiro, cada aparição do fauno... encolhia-me na cama. Arco reflexo.

O filme acaba de forma trágica, que tem também um quê de apaziguador. Lembrou-me D. Quixote (que eu nunca acabei de ler) e aquele velho questionamento da importância/possibilidade de se viver sem quaisquer ilusões. Porque, no final das contas, o real é aquilo em que acreditamos...

No comments: