Friday, August 29, 2008

Sou uma preguiçosa!

Meu querido amigo Pedro Setti Perdigão está a mochilar pelos arredores das Argentinas... e como tal, escreve um diário de viagem que envia aos amigos para que nós acompanhemos o seu percurso e suas peripécias.

Num dos e-mails, Pedro faz uma pausa, a meio da narrativa, para explicar que, antes de fechar a mala, uma pessoa deve parar e incorporar a Poliana (que é o ícone da easy-goingness, que beira a palermice). Só se deve sair de casa com a certeza de que alguma coisa (possivelmente tudo) vai sair diferente dos planos e que haverá perrengue.

Eu, que me acho uma pessoa sem a menor paciência (de Jó), que acho que sou explosiva e que fico facilmente com raivinha (especialmente de objectos e circunstânicias), cheguei à brilhante conclusão que, na verdade, eu tenho sim um quê de Poliana. Nas viagens (curtas ou longas) que faço, saio sempre de casa pronta pro que der e vier. Na verdade, nem gosto muito de ter tudo milimetrado (já basta ser psicopata no laboratório), porque quanto mais uma pessoa planeja, maior a chance de se decepcionar com o resultado final. E, pensando bem, fora as experiências que faço (que já me tomam 90% do meu tempo e da minha energia útil), NADA mais é planejado. Normalmente, decido o que vou fazer a seguir, em cima do laço, meu fim de semana é combinado na sexta-feira, decido o que vou comer quando chego ao restaurante... Se sim, sim. Se não, não. Whatever!

E nada disso é devido a uma fé cega em Deus (como é o caso da Poliana), ou por ter, finalmente alcançado a luz, sob a influência dos ensinamentos de Buda: a verdade é que sofrer cansa. Dá trabalho. E a mim, nem é a paciência que me falta... falta-me é energia! Tenho preguiça.

2 comments:

Pat said...

olá, lindinha :)
voltei hoje de férias e vi o teu comentário, obrigada pelas palavras e não te preocupes, sei que posso contar contigo e principalmente sei com o que posso contar,o que é muito reconfortante,apesar de fisicamente distante (porque cada uma tem a sua vida para viver) sei que não te esqueces e eu também não :)
bjs

Pat said...

Oi outra vez :) Vi a tua mensagem. Quando vieres do Brasiú diz qualquer coisa e traz fotos!
Boas férias e diverte-te :D
bjs