Thursday, March 20, 2008

A não-fase

Existem alguns conceitos fundamentais a serem introduzidos/relembrados antes de eu começar este post...

O primeiro deles é o do não-lugar. Este é um do Pedro da Natália (engraçado referir uma pessoa com uma personalidade tão marcada utilizando outra como referência...). O não-lugar consiste nas estações do metro, no metro propriamente dito, em todos os similares (trem, ônibus, etc etc) e ainda no meio da rua, ou em qualquer lugar que seja apenas um caminho ou meio de transição para outro. Ninguém marca de encontrar ninguém nesses lugares, ninguém está lá simplesmente. Passam por lá, de passagem. (desculpem o pleonasmo....).

O segundo é a situação aeroporto. Aquela descrita pela minha querida e saudosa Vivian Rumjanek como sendo toda e qualquer situação onde o tempo que se tem é demasiado curto para se fazer o que quer que seja, mas também muito grande para simplesmente esperarmos enquanto ele passa.

Por último, vem o conceito da não-história introduzido no meu vocabulário pelo Zé, também conhecido como Vicentinho. A não-história é todo e qualquer conto, fábula, estória... que, ao invés de contar com um desfecho interessante, absurdo, fantástico ou, pelo menos, relevante, tem sim, um final. Sem qualquer adjetivo que o complemente. Um final que não torna a história digna de ser passada adiante.

Posto isso, agora finalmente começar a dizer aquilo que pretendia.

Depois de uma conversa ontem com minha sister, soulmate and counter-part Alcira, acho que já cheguei à conclusão do que significam esses dias... é a não-fase. Onde a maior parte do tempo é passado em situações aeroporto, dentro de não-lugares, culminando em looooongas não-histórias. Porque ninguém conta algo como: saí de casa, apanhei os transportes, cheguei ao laboratório, fiz o meu trabalho, saí quando terminei, apanhei os transportes, cheguei em casa, jantei e dormi. Alguém morreu? O biotério explodiu?? O metro passou por cima de alguma velhinha?? Não, não, não.

Então, quando as pessoas perguntam como foi meu dia, eu só respondo: Tudo bem.
E sorrio. Genuinamente.

8 comments:

Pat said...

Este post merece um prémio..lindo
Eu tenho quase uma não-vida lol


p.s.em relação ao aniversario da menina tens de me dizer como é e onde :D

Anonymous said...

Bem vinda a Portugal, o melhor sitio no mundo pra não se passar nada e quando se passa, passa despercebido...
Mas sempre podes falar do tempo que nunca é igual e fazer a tipica conversa de elevador, vais ver que o teu tempo fica muito mais preenchido, mesmo que continue a ser de nada...
K

Giselle said...

Olá, lol.

Apropriei-me de um pensamento inspirador que li aqui e já o divulguei. Talvez vocês cientistas possam oferecer alguma ajuda nesse departamento...

Long time, no see again, né? Por acaso estarás em terras tupiniquins em junho?

Preciso pegar contigo seu endereço para envio de correspondência formal da mais alta relevância.

bjs

Pat said...

Meu amor, mil desculpas, mas infelizmente mais uma vez, não vai dar para passar contigo o teu aniversario.Tanto a Rainha como o Rei vão estar a trabalhar no dia da festa e no dia post-festa (que é o pior).Espero que compreendas que se fossemos iamos gastar muito dinheiro em transporte e não só para estar muito pouco tempo ai (iamos chegar tarde e partir cedo) e eu prefiro "guardar-me" para um dia (ou noite) em que esteja mais disponivel e despreocupada (aka: que não tenha d ir trabalhar no dia seguinte) I am so sorry :( Espero que tenhas uma festa de arromba e que te divirtas muito muito muito

p.s. a optimus bloqueou o tm da rainha :S por isso é que não te telefonei a dizer isto ...
Beijos grandes

pat

Anonymous said...

Pois é...
Eu tento, nas não-fases, ser mais produtiva: Ir a academia, ler livros... não que eu consiga sempre, mas ajuda a dar mais cor à rotina. Acho que é a única coisa produtiva que te posso dizer. By the way, gostei do comentário sobre esse não-país. Sinto uma maior frequencia de não-fases em PT, mas... fazer o quê? Miss youu!!
Como vai ser o niver?

Pat said...

Parabéns, Luluzinha!!!As maiores das felicidades para ti.Desculpa não ter dito nada ontem, continuo bloqueada e tive cheia de trabalho.
Beijos grandes!

Giselle said...

Parabéns por ontem!
Minha net caiu e não consegui deixar o recado no dia certo. Mas hoje, sábado, às oito da matina (o que, convenhamos, ainda pode ser considerado ontem), te desejo muitas felicidades, saúde, sucesso, paz, harmonia e todas as outras coisas boas que se deseja no aniversário de alguém.
bjão
Gi

Black Soul said...

Bem já agora que todos cá deixam os parabens eu tambem deixo, sou 1 pessoa muito solidaria...
lololo
Muitos parabens e para mim é 1 copo de whisky duplo de 15 anos com 1 pedra de gelo...
K